sábado, 21 de maio de 2011

Aquecimento global
O aquecimento global é um dos resultados mais visíveis das mudanças climáticas, pois os últimos 11 anos estão entre os 12 mais quentes desde que se começou a medir as mudanças de temperatura, em 1850. A actividade humana, e sobretudo os gases com efeito de estufa, deram lugar a um período invulgar de aquecimento global. A temperatura aumentou quase um grau (0,74º C) nos últimos 100 anos, tendência que quase duplicou nos últimos 50 anos (0,13º C por década). A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases com efeito de estufa. O aumento das suas emissões levou a um reforço da radiação, uma vez que os gases com efeito de estufa devolvem (por radiação) parte da energia emitida pela superfície terrestre.



Riscos para a pele
- Prevê-se que as alterações climáticas originarão um aumento da temperatura, uma diminuição da humidade e possivelmente um aumento da radiação solar – factores que influenciam a saúde da pele. Aproximadamente 60% das mulheres e 40% dos homens têm a pele sensível. Assim, o aumento da temperatura leva a que a percentagem das pessoas com a pele muito sensível seja maior.
- As alterações do clima também podem alterar a distribuição de certas espécies transmissoras de doenças, como os mosquitos, e favorecer a dispersão de doenças, como Dengue. O valor ideal de humidade é de 50-70%. A sua diminuição pode provocar doenças de pele graves, dermatoses de baixa humidade, favorecer o aparecimento de rugas e o aumento do número de alergias.
- A exposição prolongada a ambientes quentes e secos pode causar o aparecimento da pele seca– doença conhecida por xerose – que é acentuada no caso de já se ter alguma doença caracterizada por pele seca, como a dermatite atópica, doença muito comum.
- Uma das consequências da diminuição da humidade é o aparecimento de uma série de quadros genericamente conhecidos como a dermatose de baixa humidade – caracterizada por pele seca e vermelha nas zonas do corpo usualmente descobertas. A comichão intensifica-se à tarde e desaparece com o aumento da humidade. Embora sejam lesões pouco visíveis, causam algum incómodo a quem delas padece. É muito frequente entre quem trabalha com computadores, em escritórios, recepcionistas, pilotos, etc...
- A pele seca é mais frequente nas mulheres, já que a sua pele é mais delicada. Por regiões, a pele seca afecta mais as zonas do interior do país, sobretudo nos últimos meses da Primavera, e durante o Verão.
- As rugas podem acentuar-se em ambientes secos: alguns estudos demonstram que, em apenas 30 minutos, podem-se modificar as rugas finas se houver uma alteração nos níveis de humidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário